segunda-feira, 11 de maio de 2009

ÁGUA FONTE DE VIDA

domingo, 3 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE- POR QUE PRESERVAR?


Atualmente, o respeito e a preservação do meio ambiente deixaram de ser apenas uma bandeira de um pequeno grupo de ambientalistas e passou a ser uma preocupação global inclusive com a adoção de políticas governamentais em todo o planeta, atingindo desde o chamado 1º mundo até o 3º mundo. Esta preocupação mundial deve-se à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais. Os efeitos globais que sentimos, como: racionamento de energia, escassez dos recursos hídricos, aquecimento global, chuvas ácidas e desertificação, enchentes, dentre tantos outros, são conseqüências diretas da degradação ambiental, e do desrespeito ao nosso planeta.

AQUECIMENTO GLOBAL



Ondas de calor inéditas. Furacões avassaladores. Secas intermináveis onde antes havia água em abundância. Enchentes devastadoras. O que está acontecendo com o clima, com a natureza? Tudo isso é resultado do aquecimento global provocado pelo efeito estufa. O Aquecimento Global é o aumento da temperatura terrestre e está diretamente ligado ao aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

SEM FLORESTA NÃO HÁ CLIMA.


Por quase 40 anos, grandes áreas de florestas tem sido queimadas na Amazônia para dar lugar ao gado e a produção de grãos. Esses desmatamentos, na maioria das vezes ilegais, devastam grandes áreas de florestas e contribuem para o aumento do aquecimento global. 75% CO2 emitido pelo Brasil são provenientes do desmatamento (queimadas) ilegal da Floresta Amazônica.
http://www.sefloral.com.br/ea01071811.htm
http://www.globoamazonia.com

O PLANETA AZUL PERDE A COR

A terra tem 70% da sua superfície coberta por água, mas apenas 1% deste total é de água doce disponível para a irrigação, a indústria e o consumo humano. O crescimento da população mundial, o maior consumo decorrente da melhoria no padrão de vida e a poluição dos rios estão colocando em risco esse recurso vital.
Conheça um pouco mais visitando os sites abaixo:
http://veja.abril.com.br/300108/popup_ambiente.html
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/agua/voce_sabia_aguas/
http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html

O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVAR A NATUREZA?

Saiba como fazer a sua parte para preservar o meio ambiente e ajudar o planeta.
Os sites abaixo trazem varias sugestões de coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente.
http://www.acampar.net/papel.html
http://jornalistadiplomado.wordpress.com/2008/06/08/20-dicas-para-preservar-o-meio-ambiente/
http://www.natureba.com.br/